A conjuntura de potencializar as capacidades no guarda-redes é a sua formação desportiva. É este, pois, o objecto de trabalho de muitos treinadores. Recuando no tempo, a formação do guarda-redes no Futebol moderno, estava um bocado esquecida, guardada num baú, só há uns anos para cá é que teve a explosão esperada.
Sabendo das dificuldades sentidas pelos clubes responsáveis por esta formação, e não só, nomeadamente a falta de pessoal especializado e equipas técnicas reduzidas em que raramente se disponibiliza alguém para este tipo de trabalho. Hoje em dia, as equipas técnicas começam a ter outra visão relativamente a treinador de guarda-redes, começa-se a sentir que realmente são necessários. O factor económico dos clubes também é um factor importante neste capítulo.
O guarda-redes continua a ser resultado quase de uma geração espontânea e a sua formação continua a ser feita através de exercícios isolados da restante equipa, sendo apenas integrado quando a equipa realiza situações de jogo, de finalização ou estratégias de jogo.
A arte do treino de guarda-redes continua a ser desvalorizada em Portugal. Uma evidência que salta à vista na realidade da maioria dos clubes nacionais, mas que começa a ser combatida por alguns irredutíveis.
Força ai!! :P
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar