quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Componentes que influenciam fisicamente o Guarda Redes:


Componentes que influenciam fisicamente o Guarda Redes

Trabalho - Descanso - Trabalho especifico - Nutrição - Prevenção de lesões

TRABALHO:
Trabalhar muito não significa trabalhar bem. Trabalhar sempre em prol da perfeição, correcção e aperfeiçoamento de aspectos técnicos incorrectos.
O Guarda-Redes tem de ser capaz de fazer leituras, tomadas de acção e manter os níveis de concentração altíssimos, em acções de extremo desgaste físico.
O Guarda-Redes deve agir muito rápido, muito forte (força de explosão) se a tomada e o timing de decisão forem errados?! De nada vale o esforço. Esta posição tão específica, obriga a um poder mental e de concentração elevados.

DESCANSO:
O descanso é um dos segredos, pois tem um efeito assombroso não só no corpo mas também na mente de qualquer atleta.
O descanso leva não só ao acréscimo da capacidade física (os músculos aumentam no descanso depois da acção), mas é também um caminho para que o cérebro receba toda a informação que o corpo lhe quer dar.

TRABALHO ESPECIFICO:
O trabalho específico realizado com o guarda-redes deve estar sempre em concordância com o trabalho que vai ser realizado com a restante equipa.
Se técnica ou tacticamente não temos nenhum guarda-redes igual, também fisicamente não temos. Logo o TREINO INDIVIDUAL faz todo o sentido, sendo esta uma posição tão especifica, claro está que não se deve descorar os aspectos colectivos, como o posicionamento defensivo e ofensivo, execução de livres, cantos (bolas paradas), onde cada um tem o seu lugar a ocupar inclusive o guarda-redes.

NUTRIÇÃO:
A qualidade do trabalho realizado no clube que o guarda-redes representa pode perder toda a sua importância se o atleta não levar uma vida de acordo com a sua actividade desportiva.
O trabalho não termina quando o atleta sai do clube. O guarda – redes deve realizar uma vida de qualidade, com alimentação adequada, sem cometer grandes excessos.

PREVENÇÃO DE LESÕES:
Quando falamos de atletas de alta competição estamos a falar de máquinas bem pagas que quando estão lesionadas fazem o clube perder dinheiro e capacidade desportiva. O mesmo não acontece com atletas amadores, contudo o Guarda-Redes deve precaver-se no aparecimento de eventuais lesões:
- Um bom Aquecimento antes de jogos e treinos.
- Arrefecimento – (depois dos treinos, deve fazer-se alongamentos, abdominais, dorsais, flexões, para conduzir o corpo e a massa muscular a recuperar mais rapidamente.
- Massagens em dias específicos. Antes e depois do jogo.
- Descanso
- Nutrição
- Vida social, (descansar pouco e excesso de álcool veiculam as lesões).

Sem comentários:

Enviar um comentário