terça-feira, 9 de junho de 2009

Guarda Redes


Guarda-Redes

Num jogador de futebol, a capacidade de decidir no momento, como e quando e da forma como fazemos e interpelamos um lance, marca a carreira desportiva de todos os jogadores, mas principalmente a de um Guarda-redes.

A posição Guarda-Redes é muito diferente dos restantes jogadores numa equipa de futebol, tem uma posição muito especifica dentro do terreno de jogo, trabalha afastado dos colegas, tem de trabalhar debaixo de uma forte concorrência com o colega de posto e tem que aguentar a pressão (trabalhar afincadamente os níveis psicológicos) que a titularidade trás porque tem a noção que quase tudo depende de si, desde a equipa, a sua titularidade que está dependente ou não dos seus erros e os guardas redes são incompreendidos de uma forma geral que é o facto de um grande jogo não ser reconhecido e uma má actuação pode levar ao isolamento, a regularidade é um traço de um Guarda-Redes, não alternar as exibições, ser um elemento constante, em que todos os companheiros de equipa confiem.

O Guarda-Redes tem que uma capacidade Mental fortíssima, a competição entre os guarda-redes pela titularidade pode ser brutal, muitas vezes estão lado a lado no treino tentando fazer melhor que o amigo e companheiro de baliza, com níveis de concentração no máximo tentando fazer tudo perfeito de modo a ser a escolha do treinador principal sabendo que ao conquistar o lugar muito dificilmente será substituído. Muita pressão está nos ombros de uma posição tão carismática e tão agradável exercer, Eu sinto-me realizado ao desempenhar a função de Guarda-Redes, é fascinante.

O Guarda-Redes não deve evidenciar as debilidades psicológicas e sabemos que todos as têm, mas no treino deverá mostrar-se forte e disposto a tudo o que o treinador lhe peça para que o treinador sinta que pode confiar nele, apesar de suplente e estar interiormente descontente deve manter uma atitude positiva e de espírito de grupo, devem deixar de lado os conflitos pessoais para não criar mau ambiente no grupo e sobretudo um guarda-redes suplente nunca deve ter ou criar objectivos impossíveis para não criar insatisfações desnecessárias.

Vivemos na Solidão, mas rejubilo-me da posição que ocupo.

O fascínio de ser Guarda-Redes.

Xavier Ferreira

Junho, 2009

2 comentários:

  1. Aposto que nao foste tu que escreves-te isto! Ando ate hoje a pensar na conversa que tivemos no dia do jantar, aprendi mais nesse bocado do que em muitos anos da minha vida. Obrigado.
    Para o ano defrontamo-nos na pre epoca ahahah
    Grande abraço Vitó

    ResponderEliminar
  2. Nunca te esqueças - AMIGOS DA BOLA NUNCA SE ESQUESSEM - obrigado pelo comentário - um gd abraço

    ResponderEliminar