terça-feira, 30 de junho de 2009

Tipos de Guarda-Redes


Tipo Guarda-redes

Existem tipos diferentes de “guarda-redes”, dos quais se destacam os tipos A e R, e que é capital a interacção entre o “homem de Antecipação” e “homem de Reacção” com os jogadores de campo.

Características de um guarda-redes tipo A?

Os atletas tipo A são mais calmos, controlados e confiantes. Envolvem-se no jogo e estão sempre prontos para ajudar os companheiros de equipa, pois procuram adaptar a sua acção à do restante colectivo. Sempre que uma equipa joga adiantada no terreno, o guarda-redes acompanha este movimento subindo no terreno e encurtando linhas. Estes atletas não se confinam ao seu papel “entre postes” e procuram a incorporação no “jogar” do colectivo. Estes guarda-redes são aqueles que mais “pensam e refletem” o jogo, daí o seu nome “Guarda-redes de Antecipação”). Vítor Baia, Buffon, Helton e Beto são guarda-redes tipo A.

Características de um guarda-redes tipo R?

Os atletas do tipo R são fisicamente fortes e muito empenhados no seu trabalho. Além disso, são nervosos e inseguros. Talvez por essa razão, se centrem mais no seu raio de acção, não adaptando o seu modo de jogar ao resto da equipa. Este tipos de guarda-redes não adopta uma dimensão táctica e colectiva, funcionando um pouco “ à parte” dos jogadores de campo, agem por impulsos (Guarda-redes de Reacção). Ricardo, Peskovic, Eduardo, são atletas tipo R.


É necessário realçar que não existem apenas estes dois modelos de guarda-redes. Não se pode certificar que o tipo A é melhor que o tipo B, ou o contrário. O melhor tipo é aquele que, tal como já foi dito, é mais concordante com o “jogar” apresentado pelo colectivo e/ou pretendido pelo treinador.

Xavier Ferreira

Junho 2009

2 comentários:

  1. eu axo k entro no grupo R.....

    1 abraço
    está fixe o blog

    ps: poem fotos da formação...

    ResponderEliminar
  2. RESPOSTA AO ANÒNIMO

    olá, queres que ponha fotos da formação? se tiveres sugestões envia pro meu email xferreira@sapo.pt.
    obrigado pelo comentario

    ResponderEliminar